Curso


Projeto: Sorria, você está aprendendo inglês!


Abertas pre-inscrições para curso de inglês gratuito.
Venha aprender inglês com a gente!

Responsáveis
Prof. Dr. Eloi Feitosa (Coordenador geral)
Profª. Ms. Rosemara P. Lopes (Coordenadora pedagógica)
Paticipação de uma bolsista do curso de Letras/IBILCE/UNESP

Apresentação
Quem não quer aprender inglês, para realização pessoal, para fins acadêmicos ou profissionais? Por que tantas pessoas não aprendem ou demoram a aprender este idioma? Algumas razões são falta de oportunidade, condição financeira ou até mesmo por se sentir incapaz de aprender uma segunda língua. Bobagem, se você já fala um idioma, então você já mostrou que é capaz de aprender um segundo. Se o problema é financeiro, a Internet está aí com um riquíssimo material para aprender inglês, o que você precisa, talvez, é de um “empurrãozinho”, tipo esse oferecido pelo nosso grupo (FísicAnimada). Se o problema é falta de tempo, aí é com você. Reserve um pouco de seu tempo diário para aprender inglês, pois, sem dedicação não se aprende um idioma (aliás, não se aprende coisa alguma!). Um material interativo como o que oferecemos pode despertar seu interesse. Por isso o blog meu inglês está no ar. Foi criado para você. É grátis! Nossa recompensa é seu sorriso e satisfação! Estamos oferecendo um curso-piloto, no qual será usado material disponível neste blog, a fim de que, após o curso, você sinta que o nível do seu inglês melhorou e se torne motivado a continuar estudando para melhorar ainda mais. Nesta tarefa, você nunca estará sozinho. Contará sempre com o nosso apoio via web. Então, sorria, você já pode aprender inglês!

Motivação

Entre nesta biblioteca virtual, silenciosa, cheia de prateleiras com livros, e sente-se numa cadeira confortável. Ligue seu computador, conecte-o à Internet e coloque seu head phone. Acesse o blog Meu Inglês e boa aprendizagem! O blog é um ambiente on-line criado para você aprender inglês gratuitamente e sem custo. Contém vídeos, áudios e textos que contribuirão para o seu aprendizado. Ouça, ouça e ouça em inglês, mesmo que não entenda tudo o que é dito. O retorno que você nos der sobre o material será importante para aperfeiçoar o blog, tornando-o mais “amigável”. Os alunos do curso serão estimulados a procurar novos materiais na Internet e a divulgá-los no blog, se desejarem. Então sorria, você está quase aprendendo inglês!

Objetivos do curso
- Orientar os alunos a aprender inglês com material disponível na Internet, selecionado e organizado pelo GFA (Grupo FísicAnimada).
- Enriquecer o conteúdo do blog meu inglês a partir dos resultados obtidos com os alunos.

Conteúdo do blog meu inglês
Neste curso semipresencial, o aluno escolhe seu próprio material de aprendizagem ou parte das sugestões do tutor e demais colegas obtidas pela “troca de informações” que ocorre ao final (última meia hora) de cada aula presencial.
Cada aluno anotará em um “diário de estudo” os links visitados e estudados durante os horários de estudo (presencial ou não). Esse diário será útil nas discussões (fóruns).
O blog contém os seguintes tópicos:
-Apresentação
-Recado aos iniciantes
-Teste seu nível de inglês
-Dicas para aprender inglês
-Para todos os níveis
-Nível básico (para crianças inclusive)
-Vídeos
-Filmes
-Rádios
-Gramática
-Dicionários online
-Conteúdos específicos
-Outros blogs de inglês do GFA
-Amostra de Material

Observação: este conteúdo é constantemente atualizado.

No curso que estamos propondo, o aluno gerencia seu estudo, seguindo seu próprio ritmo, mas compartilha seu “método particular” com o restante do grupo. O aluno deverá realizar pelo menos um dos testes de nível de inglês contido no início do blog para que ele tenha (e nós também) noção do material pelo qual deve começar, o que não o impede de explorar outros conteúdos do blog. Quando se sentir cansado, pode acessar uma rádio de música clássica ou pop, ou ouvir o noticiário em inglês, claro!

Carga horária
O curso tem duração de 80 h, sendo 24 h presenciais e 56 h à distância. Acreditamos que, após esse curso, o aluno terá motivação e conhecimento para dar continuidade aos seus estudos, aperfeiçoando cada vez mais seu aprendizado. Fora da sala ambiente de informática (SAI), o contato entre o aluno e os organizadores do curso pode ser feito via e-mail.

Modalidade
Curso semipresencial, com encontros mensais, realizados no Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas – IBILCE/Unesp, Campus de São José do Rio Preto.

Material
Material disponível na Internet (sem custo!).

Número máximo de vagas
Máximo de 15 alunos.

Público-alvo
Preferencialmente professores da rede pública de São José do Rio Preto e região e alunos de cursos de licenciatura que participaram de cursos ou minicursos oferecidos pelo professor Eloi Feitosa e pela professora Rosemara Lopes. Havendo vagas, o curso será estendido aos funcionários do IBILCE e demais pessoas que demonstrem interesse.

Avaliação
Os critérios de avaliação serão: frequência e participação nos encontros presenciais; análise dos “diários de estudo” e autoavaliação.

Período e horário de realização
Período: primeiro semestre de 2011.
Horário: das 19h15min às 21h15min.

Data do início do curso
A ser definida

Taxa de inscrição
 Valor cobrado pelo IBIILCE/UNESP no ato da inscrição (R$ 12,00).

Inscrição
Envie um e-mail para gfa@fisicanimada.net.br com os seguintes dados:
- nome completo, endereço e telefone;
- justificativa de seu interesse pelo curso.
No campo “assunto” do e-mail, escreva: Inscrição no “Projeto Sorria, você está aprendendo inglês”.